Interseções

Muitas são as diferenças entre os países da ex-Iugoslávia, mas existem também algumas semelhanças:

1) Nostalgia por Tito – Principalmente entre os que viveram entre 43 e 80, quando todos tinham trabalho, liberdade de ir e vir, relações pacíficas e mesmo afetivas com os vizinhos de república (muitas famílias se misturavam). Tito conseguiu unificar a região com carisma, charme e violência – já que reprimia severamente qualquer manifestação separatista – “mas nada comparável com o que fizeram depois dele”, como dizem hoje.

2) Língua – Na época da Iugoslávia, a língua oficial era servo-croata (do ramo eslavo). Com o desmembramento, cada país começou a deliberadamente tentar acentuar seus regionalismos, e a chamá-la de sua. Agora, os sévios falam sérvio; os croatas, croata, e assim por diante. Quase todos podem ainda se comunicar facilmente. Os eslovenos entendem mais do que são entendidos. A língua macedônica é mais próxima da búlgara (os búlgaros a consideram apenas um dialeto da sua).  Sérvia,  Macedônia e Bulgária, apesar de terem a gramática, a fonética e a sintaxe bem próximas dos vizinhos, usam o alfabeto cirílico. Os kosovares são exceção. São de etnia Ilíria (albanesa),  e falam albanês. Na época da Iugoslávia, aprendiam sérvio-croata como segunda língua. Hoje, apenas os mais velhos  ainda a sabem­­.

Verso da caixa de cereal, com o mesmo texto escrito em croata, sérvio, esloveno e búlgaro.

3) Café turco – a água é esquentada junto com o café, que é servido sem filtrar. O excesso de pó fica no fundo do bule, que possui a base mais larga que o topo. Só que em Sarajevo, o chamam de café bósnio; na Macedônia, de macedônio; e na grécia, de grego.  Na Sérvia, ouvi algumas vezes o termo “National coffee”. Na Eslovênia, Croácia , Montenegro, e Kosovo, ele segue sendo turco. Na Turquia,  a borra do fundo é usada para se ler os futuros.

4) O Clone – Novelas brasileiras, mexicanas e turcas são um grande sucesso em todos os países da ex-Iugoslávia (e também na Albânia). Assim como no Brasil, existe a “hora da novela”, em que 3 gerações, principalmente de mulheres, se reúnem em torno da TV.  No caso de “O Clone”, foi uma febre, principalmente por tocar na questão do casamento entre cristãos e muçulmanos. Hoje em dia, dependendo da região, os jovens de religiões/etnias diferentes eventualmente ficam, apesar de não ser muito comum, mas raramente se casam. Na época da Iugoslávia, casamentos inter-religiosos era mais comuns. Por causa da novela, é freqüente, quando menciono ser brasileiro para alguma mulher, que me peçam sorrindo para falar um pouquinho de português-brasileiro, que tem se tornado um tanto familiar para eles (já que as transmissões são em português, legendadas ), ou me perguntem pela Jade.

5) Big Brother (Velika Brat) – O reality show neste ano foi um sucesso. Realizado na Sérvia, com participantes de quase todos os países do ex-bloco (a Eslovênia tem o seu próprio – talvez pelo fato da língua ser menos parecida com as outras, ou por ser, culturalmente, um tanto mais austríaca – além de ser a única do ex-bloco a fazer parte da União Européia. Já o Kosovo, tem o seu Big Brother junto com a Albânia).

O programa é transmitido em todos os países participantes, porém cada um tem o seu apresentador local. Neste ano, surpreendentemente para todos, a vencedora foi uma croata casada, que teve uma relação extra-conjugal com um participante sérvio em rede internacional. O público se envolveu em uma novela em que o amante, depois de eliminado do programa, se revelou um cafajeste na opinião deles; e a protagonista, vitimizada, se tornou a heroína entre católicos, ortodoxos e muçulmanos. Por alguns meses, os espectadores sublimaram suas diferenças e tiveram um gostinho do tempo em que elas não importavam. Por alguns meses, a nostalgia por Tito se fez fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s