Liubliana

A Eslovênia tem enorme influência austríaca na arquitetura, na religião, na culinária, no comportamento das pessoas e em sua organização. A região esteve sob o domínio da dinastia austríaca dos Habsburgo continuamente do séc XIV ao fim da I Guerra Mundial, com exceção do curto período entre 1809 e 1813, quando Napoleão a conquistou e adotou um regime mais liberal.

Com o fim da I Guerra e do Império Austro-Húngaro, a região se uniu sob o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, incluindo em seu território o que hoje é a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia, a Herzegovina, a Sérvia, Montenegro, o Kosovo e a Macedônia. Em 1929, o país passou a se chamar Reino da Iugoslávia, que significa eslavos do sul.

Na II Guerra Mundial, o reino foi ocupado pelos nazistas e em 1945 foi libertado pelos partisans, liderados pelo Marechal Tito, e se tornou a República Federerativa Popular da Iugoslávia.

Com o tempo, a Eslovênia passou a ser o pólo econômico do recém-criado país. Com apenas 8% da população de todo o bloco, era responsável por 20% da economia. Com a morte de Tito em 1980, o desejo por autonomia cresceu até que em dezembro de 1990 realizaram um plebiscito em que votaram pela ruptura com a Iugoslávia. O governo central, em Belgrado, tentou impedir a separação através de uma guerra que durou 10 dias, mas as tropas iugoslavas se retiraram para se concentrar no combate ao separatismo croata, em uma guerra durou 4 anos.
Em maio de 1992, a Eslovênia se integrou à ONU.
Em maio de 2004, à União Européia.
Em janeiro de 2007, ingressou na zona do Euro, abandonando o antigo Tólar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s