Estilismos


Quanto à maneira de se vestir, algumas coisas dignas de menção:

CAMISA PÓLO COM GOLINHA VIRADA:
Desde a Itália, e por todo os Bálcãs, as camisas pólo com a golinha virada para cima, tipo Drácula, estavam por toda parte. Representa a ala descontraída dentre os usuários de camisa pólo.
Um dia assistia a um jogo de futebol na TV e vi Cristiano Ronaldo com a gola do uniforme virada. Deve ter começado ali.

TURBO FOLK STYLE:
O Turbo Folk seria algo correspondente ao Funk Carioca, ao Axé Music e mesmo ao Tecno Brega, em termos de tipo de tribo. Geralmente são mulheres hiper-siliconadas cantando em cima de uma batida folk/turca em versão eletrônica. Costumam clarear os cabelos, esbagaça-los de chapinha, usar muito ouro, couro, saltos gigantes, e sobrancelhas ultra-afinadas.
A estética masculina –Diesel Guys- vai para o cabelo espetado, cavanhaques esculpidos (às vezes sobrancelhas feitas), cordões de ouro e trenerkas (trainingscompletos em material sintético).

MODA ISLÃ: Em Sarajevo, as jovens usam hijabs floridos e coloridos, como em Istambul. Nas regiões de população albanesa (Sul de Montenegro, Albânia, Oeste da Macedônia e Kosovo) as muçulmanas não têm o hábito de cobrirem os cabelos, se vestem como as brasileiras, mais ou menos.

MARAMA: Senhoras camponesas das três religiões (Católicas, Ortodoxas e Muçulmanas), costumam usar um lenço frouxo e colorido sobre o cabelo chamado Marama..

ANOS 80: É muito comum ver mulheres com maquiagem forte, (azul ao redor dos olhos) como de aeromoças dos anos 80, e cigarro constantemente aceso. Os salões de beleza vivem lotados, com suas janelas-vitrine.
Se o corte de cabelo dos homens não for raspado militar, restam os mulets. Sempre espetados em cima.
Se me lembrar de algo mais, depois acrescento.

p.s.: Segundo a Vera, de Belgrado:“Por favor, não vai deixar ficar parecendo que todo mundo se veste assim! Explica que também tem gente que se veste normal!”
Explicando, então…

Anúncios

6 comentários sobre “Estilismos

  1. Maravilhosa a descrição fashion !!!!!!!! O blog já é excepcional explicando todos os detalhes da viajem de voces, mas depois do fashion show com desenhos lindos do Abu….fica delicioso !!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Que blog lindo!
    Andei pelos bálcans em abril deste ano, e estou me deliciando com seus relatos, suas fotos e desenhos.
    Compartilho várias das suas percepções, e você está me ajudando a compreender algumas coisas que vi por lá.
    Outras coisas não podem ser compreendidas mesmo.
    Parabéns e obrigada.

  3. Obrigado pelo incentivo, Laura e Josie!
    Josie, a fotógrafa da expedição é a Cecília Rocha, minha namorada. Revezamos também na escrita. O nome de quem posta está sempre embaixo do título do post. Uma curiosidade, em que lugares você esteve em abril?
    Beijos.

    1. Estive na Croácia, Eslovênia, Bósnia, Montenegro, Macedônia, Albânia e Sérvia. Fiquei devendo Kosovo, Bulgária e Romênia.
      Comecei a contar a viagem no blog mas parei. Fui atropelada por outros acontecimentos.
      Boa viagem para vocês.

  4. Fui lá ver seu blog, e realmente, muitas percepções em comum. Algumas achei incríveis, como o comentário sobre as novelas e o big brother. Sintonia grande. Seguirei explorando lá…beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s