Os Cemitérios de Sarajevo

Os cemitérios estão por todos os lados de Sarajevo.

Em 1992, a Bósnia e a Sérvia entraram em guerra. Sarajevo foi então cercada pelos sérvios e ficou sitiada até 1995. Os moradores não podiam sair, as armas e alimentos não podiam entrar. Como o aeroporto, que era controlado pela ONU, não daria conta de todas as demandas da cidade, foi construído um túnel que a ligava ao mundo. Mesmo nele não era qualquer um que podia passar.

Neste período foram mortas 10.000 pessoas, a maioria delas enterrada às pressas, à noite, em covas rasas por toda a cidade – os cemitérios não tinham mais lugar e qualquer aglomeração virava um alvo fácil para os sérvios.

Com o fim da guerra, esses corpos foram transferidos para novos cemitérios, que não deixam que a tragédia tão recente da cidade seja esquecida – são centenas de setas com datas próximas apontando para o céu.

Mas há também os túmulos antigos, otomanos. Com a expansão da cidade, as áreas reservadas aos mortos foram alcançadas. Escolheu-se então não remover estas antigas sepulturas, e ao, redor delas, há praças e parques, sem cercas ou muros, e as pessoas circulam entre os túmulos.

Anúncios

Um comentário sobre “Os Cemitérios de Sarajevo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s