Fronteiras sociais

Sarajevo é o lugar no mundo onde existe maior proximidade entre uma igreja católica, uma ortodoxa, uma mesquita e uma sinagoga.

Dizem que a cidade viveu em completa harmonia e integração até a guerra. Nos tempos da Iugoslávia, era comum as famílias se misturarem, havendo gente que festejava tanto o Natal quanto o Ramadã.

Hoje em dia Sarajevo é bem mais dividida (o centro histório é quase todo bosniak), apesar do convívio cordial. Jovens de etnias diferentes até ficam uns com os outros às vezes, mas os conflitos dos anos 90 (quando os sérvios cercaram a cidade por 4 anos) ainda estão muito presente na memória de todos. Muitos sabem separar a política do povo, se revoltam contra o governo da época, mas não contra a população. Até porque alguns sérvio-bósnios chegaram a lutar ao lado dos  muçulmanos, defendiam juntos a cidade. Mas também acontece de algum carro que tenha placa da Sérvia amanhecer com vidros quebrados.

Antes da guerra, Sarajevo contava com  cerca de 830.000 habitantes, hoje tem mais ou menos 300.000. Desses, 74% são bosniaks (muçulmanos sunitas), 12% sérvios (cristãos ortodoxos) e 7,5% croatas (católicos).

Anúncios

2 comentários sobre “Fronteiras sociais

  1. Que legal Angel. Mônica me falou e eu vim aqui conferir. Jóia iniciativa de fertilizar a nossa imaginação sobre os Balcãs. Voltarei sempre que possível. Não deixe de procurar informações sobre os formidáveis Bogomilos.

    Abração,

    Victor Lúcio

    1. Valeu, Vilupim! Manda um feed back de vez em quando. Opinião de peso!
      Um abração nessa família porreta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s