Fronteiras Movediças

Se fosse desenhar todas as fronteiras que já foram traçadas na região, seria melhor fazer uma animação, tão constantes foram as disputa de tantos povos pelo território.

Resolvi traçar um panorama bem geral dessa história, essencial para se entender os dias de hoje.

– No ano de 1000 a.C., a península era povoada por várias povos: Gregos, Ilírios (cuja língua possui um ramo único, e resultou no albanês), Trácios e Dácios.

– No séc. IV a.C., os romanos invadiram a região. Quando o Império Romano se dividiu, o Império do Ocidente ficou com o oeste, até o rio Drina, que divide hoje a Bósnia e a Sérvia. O leste ficou sob domínio do Império Bizantino. Essa divisão também separou o território religiosa e linguisticamente: a oeste, Católicos Apostólicos Romanos, de língua latina; e ao leste, Cristãos Ortodoxos gregos.

– No séc. VI e VII, com a queda do Império Romano no Ocidente, várias tribos bárbaras ocuparam a região. Ostrogodos, Hunos, Lombardos e principalmente Eslavos, vindos do norte. Eles se misturaram com os diversos povos locais, e seus descendentes viriam a ser chamados mais tarde de Eslavos do Sul (Iugoslavos). Assim, servos, croatas e eslovenos são, no fundo, formados pelos mesmos povos.

– O Reino de Veneza conquistou vários pontos ao longo da costa, do séc. XIII até 1797, quando Veneza foi tomada pelas tropas napoleônicas.

– No séc. XIV, o Império Otomano, depois de derrotar os bizantinos, expandiu suas fronteiras, ocupando grande parte da região. Os turcos deixaram várias heranças de sua cultura, inclusive o islamismo entre os bosniaks, e o café turco entre todos.­  Eles foram perdendo poder e território no final do séc. XIX, quando a Sérvia conseguiu, depois de tantas batalhas ao longo de anos, sua independência. A queda total do Império  aconteceu com o final da I Guerra Mundial, em 1918.

– Já o Império Austríaco começou a se expandir no norte da região no séc. XIV. Depois, no séc XIX, já como Império Austro-Húngaro, chegou até a Bósnia e partes de Montenegro. Também teve seu fim com o final da I Guerra, quando foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, sob controle da dinastia sérvia dos Kardjorfjevic. 11 anos mais tarde, passou a se chamar  Reino da Iugoslávia.

– Em 1941 veio a invasão nazista. O Reino da Iugoslávia caiu, e o território foi dividido entre alemães, italianos e o Estado Independente da Croácia (fascista), criado neste período.

– Com o final da guerra, em 1945,  os Partisans de Tito criaram a República Federativa Popular da Iugoslávia.

– Depois da morte de Tito, em 80, movimentos nacionalistas cresceram por toda parte ao longo da década. Em 91, Croácia e Eslovênia declararam independência, e para isso acabaram entrando em guerra com a Sérvia (a Eslovênia, por apenas 10 dias. A Croácia, por 4 anos.) No mesmo período, a Macedônia se separou sem conflito.

– Depois de 4 anos de guerra, em 95, a Bósnia e Herzegovina conseguiu se tornar independente. Mas acabou sendo criado dentro do país a República Sérvia (onde vive hoje a maioria dos sérvio-bósnios).

– Em 2006, foi a vez de Montenegro se separar da Sérvia-assim como a Macedônia, através de acordos com a Sérvia.

– E finalmente, em 2008, o Kosovo. Também debaixo de guerra. Sua independência até hoje não foi reconhecida pela Sérvia e por países como Espanha, China, Grécia, Rússia e Brasil.

( Depois volto mais detalhadamente em alguns destes pontos. Assim como um post só com mapas, sobre o mesmo assunto…) ­­­­

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s