Comidas

A culinária da ex-Iugoslávia puxa para o vermelho, verde e branco. As cores fortes vêm dos pimentões, pepinos, tomates, maçãs, figos, pêssegos; o branco é do pão, da cebola, do cogumelo, do repolho, do iogurte e do queijo, e eles usam principalmemte o de cabra.

As comidas são levemente diferentes em cada país, mas muitas coisas se repetem pelo caminho. É o caso da šopska – pronuncia-se xopska -, uma salada de tomate, pepino, um pimentão verde bem   claro e queijo de cabra salgado ralado por cima.

Os pimentões vermelhos são preparados de várias formas: inteiros, em conservas de azeite e alho; recheados com arroz e carne moída; em saladas; misturados com um iogurte grosso. Na Macedônia,  fazem uma pasta chamada Aivar, e a mantêm em conserva para consumirem durante os meses mais frios.

O ćevapi – tchevapi – é uma espécie de kafta de carne feito na grelha e servido com pão e cebola. O da Bósnia e Herzegovina é o mais tradicional.

O burek parece um folhado, pode ser recheado de queijo, carne moída ou espinafre. É gorduroso e normalmente vem acompanhado de iogurte sem açúcar.

E o iogurte aqui é usado de diversas formas: acompanha pratos quentes, podendo ser misturado no preparo ou servido na mesa; é passado no pão; pode ser tomado como um suco. E tem diferentes texturas, das mais ralinhas às bem grossas.

Em todos os países, o café é o turco, quando o pó é misturado na água fervente e fica no fundo dos bules e das xícaras, já que não é coado. Algumas pessoas preferem nescafé misturado na água quente. A cachaça deles se chama rakjia, e geralmente é feita de ameixa, maçã, pêra, pêssego, marmelo, damasco, mel.

Anúncios

Um comentário sobre “Comidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s