Rosas de Sarajevo

 

Sarajevo, que fica em um vale, foi cercada e ficou isolada por 4 anos. Entre 91 e 95, o exército da Sérvia a atacava diariamente. A ordem era: bombardeiem até que todos morram ou fiquem a beira da loucura. Mas eles sobreviveram e estão lá – as crianças já são adultas, os adultos, senhores. E, além de sobreviverem, são hospitaleiros, alegres, barulhentos.

Dizem que foi terrível, mas que, depois de certo tempo, acostuma-se com as explosões, a falta de comida, energia, água. Vive-se de um modo próprio em meio ao terror. Algumas crianças têm boas memórias daquele período, já que passavam os dias brincando com amigos e primos dentro de casa. Quando iam para aula, no inverno, cada um deveria levar um pedaço de lenha, já que o aquecimento tinha sido cortado por falta de eletricidade.

Um amigo disse que as melhores festas da história da cidade aconteceram naquele período, quando cada dia parecia o último. Ao mesmo tempo, contou que às vezes encontrava uma perna ou braço na porta de casa. Segundo ele, o mais terrível era o som que ouvia das pessoas mutiladas. Elas não gritavam ou demonstravam pânico, apenas gemiam baixo, como um pranto rezado, um lamento visceral.

E a cidade, que tem hoje uma vitalidade tão particular, também carrega suas cicatrizes: minas terrestres ainda não desativadas, prédios baleados, cemitérios por todos os lados e as chamadas Rosas de Sarajevo.

As granadas, quando explodiam, formavam um desenho circular no chão, com um centro mais profundo e buracos menores ao redor. Na época da reconstrução da cidade, os sinais de explosão deixados onde pessoas foram mortas por esse tipo de ataque foram cobertos por uma resina vermelha, criando formas que lembram uma flor e também uma poça de sangue. São as Rosas de Sarajevo. Espalhadas pela cidade, sem qualquer placa ou indicação. Como uma recordação singela de um tempo tão trágico. Sem o mesmo  impacto dramático dos cemitérios, as rosas apareciam sempre tão subitamente que me deixavam com a impressão de que eu nunca estava preparada para elas.

Anúncios

Um comentário sobre “Rosas de Sarajevo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s