Comédia de Erros, Tragédia Acertada.

Em 1878 a Bósnia e a Herzegovina foram ocupadas pelo Império Austro-Húngaro, e anexadas a ele em 1908.

Muitos bósnios, no entanto, principalmente os sérvio-bósnios, preferiam pertencer ao recém criado Reino da Sérvia (nascido em 1882, depois que o principado da Sérvia conseguiu sua independência do então decadente Império Otomano, e que compreendia parte da atual Sérvia e a atual República da Macedônia).

Na época, existia uma sociedade secreta nacionalista sérvia chamada Mão Negra, que visava unir todos os territórios com população de maioria eslava do sul (iugo-slava). Era formada por muitos oficiais do exército sérvio, e por nacionalistas em geral.

Carimbo oficial da sociedade secreta Mão Negra

Para alcançar seus objetivos, tinham que conter o imperialismo austro-húngaro na região de todas as formas. Foi assim que viram a visita do herdeiro do trono daquele reino, o arquiduque Franz Ferdinand, à recém conquistada Sarajevo, como uma oportunidade e tanto para alcançar seus objetivos:

Recrutaram 7 jovens de um grupo anarquista chamado Jovem Bósnia (cujos membros eram bósnios de etnia sérvia) para assassinar Franz Ferdinand. Até previam que isso poderia culminar em uma guerra, mas estavam confiantes, já que tinham o respaldo do gigante, e também Ortodoxo e eslavo Império Russo, que tinha grandes interesses na região.

Armados então de pistolas, e pequenas bombas, os jovens inexperientes aguardaram a carreata pelas ruas de Sarajevo. Então, uma sucessão de trapalhadas se desenrolou, no que foi uma genuína comédia de erros:

O primeiro atirador, Mehmed Mehmedbašić, hesitou e acabou deixando a comitiva passar, sem disparar um único tiro, paralisado que ficou diante da reforçada segurança.

O segundo, Nedeljko Čabrinović, atirou uma bomba na direção do alvo, mas acabou atingindo o carro seguinte, ferindo os passageiros e vários espectadores. Ele então engoliu sua pílula de cianeto e se jogou no rio Miljacka. Mas nem a pílula surtiu efeito, nem ele conseguiu se afogar no rasíssimo rio. Foi preso, depois de ser quase linchado pela população. O resto do grupo então se dissipou.

A comitiva seguiu assim, para a prefeitura. O prefeito de Sarajevo se desculpou e o atentado foi tratado como um fato isolado. Quando terminou a cerimônia, o arquiduque decidiu no meio do caminho de volta fazer uma visita às vitimas do atentado, no hospital da cidade. Foi quando, por acaso, um dos sete da jovem Bósnia, Gavrilo Princip, deu de cara com o carro de sua vítima tentando achar o caminho para o hospital. Não hesitou, e com apenas dois tiros acertou Franz Ferdinand e sua mulher Sofia. Os dois acabaram morrendo mais tarde.­ Gavrilo tentou também se matar, mas vomitou o cianeto, e teve a pistola arrancada das mãos pela polícia antes que conseguisse atirar.

Com  isso, a Áustria-Hungria responsabilizou o Reino da Sérvia pelo atentado e, com o apoio do Império Germânico, impôs a ele uma série de demandas (Ultimato de Julho).

A Sérvia recusou a se submeter a uma delas (dar aos austro-húngaros o poder de fazer inquéritos dentro do território sérvio), e a guerra acabou de fato sendo declarada em 28 de Julho de 1914.  Ela durou até 1918. A Alemanha e a Rússia tomaram partido, e  eventualmente o mundo todo. No início foi batizada de “A Grande Guerra”. Hoje (depois da Segunda), de Primeira Guerra Mundial.

Depois da Guerra, os Impérios Russo,  Alemão, Austro-Húngaro e Otomano acabaram caindo. Os objetivos do Mão Negra, ao final, foram alcançados

Croácia, Eslovênia, Bósnia, Herzegovina – libertados do extinto império Austro-Húngaro- mais o Reino de Montenegro, acabaram se unindo ao Reino da Sérvia, no que foi  batizado de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Em 1929 passou a se chamar Reino da Iugoslávia. Durou até o fim da Segunda Guerra, em 45, quando se tornou a República Federativa Popular da Iugoslávia.

A cena do crime.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s