Águias Bicéfalas

Bandeira da Igreja Ortodoxa Grega, em Thessaloniki.

A partir de Montenegro, começamos a ver a  águia de duas cabeças  com enorme freqüência. Além de na bandeira montenegrina, estava presente na da Albânia (amplamente comercializada em diversos souveniers, tanto na própria Albânia como no Kosovo, cuja população atual é em grande maioria de etnia Ilíria-albanesa) e na da Sérvia. Na Grécia vimos com freqüência na bandeira da Igreja Ortodoxa Grega, geralmente hasteada ao lado da bandeira nacional. Herança do Império Bizantino (Romano do Oriente).

Nas ruas da capital kosovar, Pristina, encontramos em uma feira esta bandeira bordada da Albânia, com mapa do Kosovo dentro

Existem vários registros arqueológicos da águia bicéfala datados de séculos antes de Cristo. Em regiões que vão desde a Índia; passando pelos sumérios, na Mesopotâmia; aos hititas, na Anatólia, hoje Turquia. Os Bizantinos, teriam se apropriado deste símbolo para representar seu poder e difundir sua cultura, língua e religião (gregas). Daí o seu uso em países até hoje de maioria ortodoxa, como Montenegro e Sérvia (que acabaram por criar suas próprias igrejas ortodoxas, independentes da grega), e mesmo a Rússia, que a usa não na bandeira, mas no brasão. A Albânia  a adotou durante a resistência contra as invasões otomanas.

Parece que ela acabou ficando bem popular em brasões no decorrer da história, assim como os dragões e leões. Muitas outras culturas e impérios acabaram a adotando, como o Germânico e o Austro-Húngaro, por exemplo.

souveniers sérvios

Grafite em Novi Sad, região da Voivodina, norte da Sérvia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s