Ulcinj, começo da Albânia

Ulcinj fica no sul de Montenegro e acaba sendo uma parada obrigatória para quem quer ir para a Albânia por terra – a conexão entre estes países é péssima. Durante os 50 anos de ditadura comunista, a Albânia foi um dos países mais isolados do mundo e cortou as relações com todos os vizinhos.

De Kotor, uma das cidades costeiras mais visitadas de Montenegro, pegamos um ônibus para Ulcinj. Quando chegamos já não havia como ir no mesmo dia para Shkoder, que seria a nossa primeira parada depois da fronteira, e então teríamos que passar pelo menos uma noite por lá.

Ulcinj é uma antiga cidade pirata onde a maioria da população é albanesa – sendo o albanês a língua mais falada, apesar de não ser a oficial, que é montenegrino. De maioria muçulmana, é um lugar liberal, com praia de nudismo, bares e boates. Talvez pela proximidade étnica, é um destino turístico muito popular entre os kosovares, que também são de maioria albanesa.

Ulcinj é banhada pelo mar Adriático, que é lindo. Na cidade, muito lixo espalhado pelas ruas; nas praias, areia escura e, no verão, muita gente. Olhada rapidamente, é um lugar sem muitos atrativos além de uma cidadela histórica murada bastante abandonada e praias de pedras um pouco mais distantes do centro.

Mas, de um dia, resolvemos ficar dois, porque não conseguimos alugar nenhum quarto que nos aceitasse por menos tempo. De dois, ficamos quatro, por gentileza das donas da casa onde nos hospedamos que, por acharem que não tínhamos visto o mais interessante da cidade, nos convidaram a ficar mais duas noites. E, de quatro, acabamos ficando oito, porque as duas vizinhas da frente, percebendo nosso interesse pela cultura local, nos convidaram a participar do Bayran, que é a comemoração do fim do Ramadã, o mês em que os muçulmanos jejuam durante todo o dia.

Foi em Ulcinj que pela primeira vez experimentamos a hospitalidade albanesa, uma das descobertas mais incríveis da viagem.

Anúncios

Um comentário sobre “Ulcinj, começo da Albânia

  1. POSO GARANTIR QUE ULCINJ E UM LUGAR MUITO LINDO E COM HOSPITALIDADE ABANESA/KOSOVARE, MUITO CONHECIDA EESCRITA PELO FAMOSO LORD BAYRON.
    DIGO E INDICO MUITO PASSAR AS FERIAS E CONHECER ULCINJ E AS REDONDESAS.
    A FINAL E JA FOI PRA ULCINJE PELO MENUS 5 VEZES PARA PASAR AS FERIAS, VALE A PENA IR MUITA HISTORIA E MUITO CALOR HUMANO ESPECIALMENTE DO POVO ALBANESE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s