Verticalidade

Tanto na Europa Ocidental, como entre seus vizinhos balcânicos, os albaneses são, em geral, bastante discriminados e mal-vistos; mas quando finalmente estávamos na Albânia, foi curioso constatar que também eles inferiorizam uma minoria dentro do seu território: os discriminados dos discriminados, que eles chamam de “Blacks”, são na verdade povos ciganos, de origem indiana. Em Shkodar, viviam em um pequeno bairro pobre, separados da cidade por uma ponte, que nos alertaram a não ultrapassar. Foi o nosso primeiro contato com ciganos, que eram bem mais comum na Iugoslávia pré-guerra, e acabaram se exilando para diversos países durante aquele período. Só viríamos a ouvir falar deles novamente mais tarde, na Sérvia, pela enorme influência musical, e depois, na Romênia, por sua forte presença física e cultural naquele país.

Já os norte-americanos são, ao contrário, super-admirados pelos albaneses, em geral. No jogo de xadrez balcânico, EUA são historicamente aliados dos bosniaks e albaneses (incluindo kosovares), ou seja, do lado supostamente muçulmano dos Bálcans; a Alemanha, dos católicos (eslovenos e croatas); e a Rússia, dos ortodoxos (sérvios e gregos). Os americanos não só ajudam os albaneses economicamente, com doações constantes, como militarmente, interferindo contra os sérvios e a favor dos albaneses-kosovares na guerra de independência do Kosovo (volto neste assunto mais tarde, quando começarmos nossos relatos sobre o Kosovo).

Assim, existe em Tirana uma rua no centro da cidade chamada George Bush, e em Prístina, capital do Kosovo, pelo menos um boulevard e uma estátua em homenagem a Bill Clinton.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s