Arestas

A disputa entre a Grécia e a Macedônia em torno do legado de Alexandre, o Grande respingou na bandeira adotada pela República da Macedônia quando ela se separou da Iugoslávia, em 91. O recém criado país estampou sobre o fundo vermelho da nova bandeira o “Sol de Vergina”, ou “Estrela Argeada”, uma estrela de 16 pontas descoberta por arqueólogos em 1977 em Vergina, cidade da Macedônia grega, e que teria sido usada como símbolo pelo exército de Alexandre.

Os gregos, que desde a descoberta vinham usando a imagem sobre um fundo azul em prefeituras e outras oficialidades da região da Macedônia grega, ficaram furiosos com a apropriação dos vizinhos do norte. E também não gostaram da escolha os albaneses macedônios, que se sentiram excluídos com a escolha de um símbolo que ignorava completamente o lado ilírio do país.

A batalha pelos direitos de uso do símbolo se estendeu até 95, quando a ONU resolveu intervir para estabilizar as tensões diplomáticas e econômicas. Propuseram que a imagem fosse substituída pelo sol de 8 raios, imagem também encontrada em escavações na cidade macedônica de Kratovo.

E assim se deu, apesar de alguns nacionalistas macedônios mais efusivos insistirem em usar, extra-oficialmente, a de 16.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s